- Área: 562 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Marie-Caroline LUCAT
Descrição enviada pela equipe de projeto. A particularidade de nosso projeto reside na versatilidade de suas respostas ao programa e sua adaptação ao terreno. Tratamos o cemitério como um projeto paisagístico de um parque público, e desenvolvemos um trabalho simbólico sobre a relação entre a morte e o cosmos, a natureza, a terra, o céu e a luz.
Assim, o céu e a terra falam um com o outro através de dispositivos como caminhos, molduras e aberturas materializados por uma comunhão entre a paisagem e a arquitetura, instalando as infra-estruturas, os locais de sepultamento e de meditação em um grande parque. As fortes restrições hidráulicas locais foram tratadas de maneira delicada, pela paisagem. A declinação das estruturas hidráulicas participa da criação das atmosferas e das sucessões de percursos.
O cemitério está inserido na topografia do local e organizado em torno do caminho natural do fluxo de água. Este entrelaçamento das diferentes escalas permite passar gradualmente da grande escala da paisagem para a escala de um túmulo.
Esta composição permite oferecer uma variedade de caminhos em uma nova paisagem projetada e uma variedade de pontos de vista próximos ou distantes, em direção às paisagens já constituídas. Além da paisagem construída, o principal material do projeto é o concreto bruto, que expressa a relação com a terra.